A primeira dica da especialista em alto desempenho em redação é considerar a aplicação das provas na data agendada como plano A. “O cronograma de estudos deve ser pensado focando na data em que está confirmado, mesmo havendo a possibilidade de uma nova remarcação. Dessa forma, os participantes são capazes de criar uma rotina considerando o tempo que falta para a prova”, ressalta.
Outra tática é ter um plano B. A profissional acredita que, caso a aplicação do Enem seja novamente adiada, será para janeiro ou fevereiro de 2022. “Pensando em mais meses que podem ser dedicados à preparação, o ideal é que esse momento seja aproveitado pelo aluno para os temas que têm mais dificuldade. Se todo o cronograma de conteúdo já foi visto pensando a data de outubro ou novembro, sobram alguns meses para explorar as deficiências de cada estudante”.
Como terceira dica, Jana Rabelo acredita que o que não pode ser feito, nem pelos alunos nem pelas instituições de ensino, é usar essa incerteza como desculpa para procrastinar os estudos. A preparação tem que ser contínua. “Não se pode dar a colher de chá e achar que temos todo o tempo do mundo. Tenho muito medo de os alunos imaginarem que o Enem possa ser adiado e deixarem certas matérias e atividades para depois. Diante de tanta incerteza todos perdem em estudo e também preparação psicológica”, completa.
A especialista também dá dicas pensando no conforto emocional dos participantes do Enem. Uma delas é evitar redes sociais e canais não oficiais que usam as polêmicas relacionadas ao Exame de maneira sensacionalista. Além disso, há grupos no WhatsApp e Telegram que fomentam o boato e as fofocas sobre as provas e datas e não acrescentam em nada. “Participar dessas discussões só aumenta a ansiedade e insegurança. O melhor a ser feito é focar nos estudos”, finaliza.
Se necessário, é fundamental procurar ajuda psicológica, seja com profissionais particulares ou com serviços com preços sociais e até gratuitos. Os professores e pais também devem estar cientes do que os estudantes estão passando.
Sobre Jana Rabelo
Passou em 1º lugar na UFMG para o curso de Letras. Em 2007, formou-se no curso que escolheu por vocação. Jana já trabalhava no Colégio Bernoulli e seguiu por lá, coordenando os monitores de redação. Durante o mestrado teve um trabalho aceito no Manchester Phonology Meeting – um dos maiores eventos de fonologia do mundo – e foi para Manchester, Inglaterra apresentar os primeiros resultados de seu mestrado na conferência.
Em 2010, fez um concurso para professor substituto na UFMG e passou, onde lecionou por seis meses, dando aula no primeiro período de Letras. Em 2011, voltou para o Bernoulli como professora e segue lá até hoje. Desde 2014 atua também como professora de redação em cursos livres pré-vestibulares e Enem com foco numa metodologia mais particular e em resultados de alta performance.
Experiência em escolas e cursos Pré-vestibulares
Colégio e pré-vestibular Bernoulli – Professora – Desde 2011
Polo Vestibulares – Professora e coordenadora da área de linguagens – 2010 a 2014
PUC Minas – Professora na Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática – 2012
UNIPAC Itabirito – Professora na Especialização em Letramento e Alfabetização – 2012
Universidade Federal de Minas Gerais – Professora de Introdução aos Estudos Linguísticos – 2010
Colégio Magnum – Professora – 2013 a 2015
Colégio Marista – Professora – 2012 a 2013
Coleguium – Professora – 2009 a 2012
Unimaster – Estagiária e monitora – 2008 a 2010
Colégio e pré-vestibular Bernoulli – estagiária, monitora – 2007
Mais informações:
https://www.janarabelo.com.br/
Instagram.com/instajanarabelo/