O pico na aveia, no hospital psiquiátrico – acrilica sobre tela – Foto Heber Bezerra.
As obras podem ser vistas na Galeria do O Passo Pizzajazz, entre os dias 17 De maio e 3 de julho
A Galeria do O Passo PizzaJazz, recebe, a partir do dia 17 de maio, a exposição “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti. Com curadoria de Valquíria Prates e Bel Gurgel, que fazem parte do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, a mostra apresenta 14 pinturas de diversas fases da vida da artista, que sublinham suas cores e formas.
A liberdade e intimidade que Emiliana possui com sua arte atravessam os espaços, e suas obras se tornam um convite ao público, para adentrar um universo sensorial, intuitivo e fantástico. “A borboleta morta”, “O surreal”, “A casa alugada” e “As rosas… As rodas voadoras…” são algumas das pinturas que compõem a exposição. Trabalhos que brincam com o real, e encontram no público um terreno fértil para semear cores, linhas e laços, num processo em que não se separa o significado da forma do valor da matéria.
“há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, marca o início do projeto de longa duração de pesquisa e catalogação da produção da artista, realizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto como um cuidadoso exercício de curadoria, resistência e fabulação a partir da produção de artistas contemporâneos cuja biografia e poética atravessam importantes temas da História recente do Brasil e ajudam a refletir sobre ela.
A exposição tem entrada gratuita, e fica em cartaz até o dia 3 de julho com visitação de terça a domingo, das 12h à 00h.
Sobre Emiliana Marquetti (Recife-PE, 1973)
Emiliana vive e trabalha em Ouro Preto (MG), em 2005 começou a frequentar os ateliês de cerâmica, pintura, gravura, desenho e aquarela da Fundação de Artes de Ouro Preto, onde experimentou diferentes técnicas e linguagens das artes visuais. Com uma produção ininterrupta nos últimos vinte anos, a artista vem produzindo um consistente trabalho de pintura em acrílica e aquarela, tendo participado de exposições individuais e coletivas ao longo de sua carreira. Algumas das inspirações que ela cultivou ao longo da vida são o interesse por moda, leitura e escrita, além do gosto pelas noites da cidade, a gastronomia e a hospitalidade. Essas influências têm raízes tanto na presença de sua mãe bailarina, Bete Marinho, quanto na de seu pai artista visual, Ivan Marquetti.
Sobre IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
O IA é um instituto cultural sem fins lucrativos que atua a partir da pesquisa, da educação, do desenvolvimento e da concepção de projetos culturais de curta e longa duração. Baseia-se no conceito de “glocalização” – que se refere à presença da dimensão local na produção de uma cultura global – e fomenta a constante conexão entre pesquisas e produções locais em trânsito, como um canal nacional e internacional, constituído a partir de uma rede aberta de relacionamentos. Desse modo, impulsiona artistas a explorar o significado e o impacto dessas experiências no seu próprio trabalho, no território e na troca com outros agentes, gerando um legado permanente e contínuo no patrimônio material e imaterial brasileiro.
SERVIÇO:
Exposição “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti
Data: 17/5 a 03/7
Horário: terça a domingo, de terça a domingo, das 12h à 00h.
Local: Galeria do O Passo PizzaJazz (Rua São José, 56, Centro – Ouro Preto, MG)
Entrada gratuita
Mais informações:
https://www.instagram.com/
https://www.facebook.com/
atualizado em 16/05/2022 - 11:14