Especialista orienta sobre os benefícios do gerenciamento qualificado nas clínicas

As vendas são sempre o principal foco de qualquer negócio. No caso de uma clínica ou empreendimento focado no setor de saúde, estética e bem-estar, é preciso contar com um bom departamento comercial no empreendimento. Por um lado não existem dúvidas de que esse setor ganha a cada dia mais adeptos com os novos hábitos e a busca por um estilo de vida mais saudável, por outro existe uma constante vulnerabilidade associada aos fatores econômicos do país.

Embora as principais atividades de um consultório sejam voltadas para os serviços de saúde, essas instituições realizam uma série de procedimentos que vão muito além do atendimento ao paciente, necessários para manter o local funcionando. “A falta de conhecimento sobre a administração de negócios nessa área é o principal desafio enfrentado. Na maioria das vezes, os profissionais que assumem a função de gestores apresentam formação apenas na área da saúde, e não em negócios. Por essa razão, é de suma importância a contratação de um profissional especializado para realizar a gestão”, destaca Sílvio Azevedo, consultor comercial e educador financeiro.

O consultor comercial explica também que um outro problema na gestão de clínicas de saúde, principalmente as menores, é a mistura das  finanças da empresa com os rendimentos pessoais. “Isso atrapalha o fluxo de caixa e o controle de estoque. E no futuro, pode levar a importantes perdas de recursos e até a falência da clínica. Também é importante ressaltar a forma como o especialista enfrenta esses obstáculos pode ser o grande diferencial em relação ao futuro da empresa no mercado. A gestão médica deve ser profissional, focada nos resultados e em conseguir entender o negócio como um todo”, comenta.

Benefícios de uma boa gestão médica

  • Processos administrativos organizados;
  • Otimização da rotina dos colaboradores;
  • Fluxo de trabalho mais rápido e eficaz;
  • Melhor controle da agenda de consultas e exames;
  • Melhor controle financeiro;
  • Aumento da credibilidade da clínica;
  • Fidelização dos pacientes.

É preciso  compreender o negócio para, depois, definir as metas, o modo de atuação e medir os resultados. Para isso, as práticas de gestão devem estar de acordo com os objetivos da clínica, considerando os pacientes, os recursos disponíveis e os colaboradores envolvidos no trabalho.

Fonte: Silvio Azevedo – consultor comercial e educador financeiro. Instagram: @/silviocazevedo

Foto: Fonte – Internet


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