Cerâmica Burnier 2025 – Créditos Macaca Filmes.

Eventos acontecem nos dias 19 de julho e 23 de agosto, com entrada gratuita

 

O Curso de Cerâmica Miguel Burnier chega ao fim após um longo processo de capacitação ao redor da arte da cerâmica. Na Festa Julina (19 de julho) e no Dia do Patrimônio de Miguel Burnier (23 de agosto), os participantes levam seus produtos para apreciação e venda, compartilhando os resultados com a comunidade. O projeto CERÂMICA MIGUEL BURNIER, tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Os eventos ocorrem na Praça da Estação e contam com entrada gratuita. Além da Mostra Miguel Burnier, a programação da Festa Julina também inclui diversas barracas de comidas e bebidas típicas, enquanto o Dia do Patrimônio celebra o patrimônio imaterial do distrito com música, oficinas gratuitas e variedade de produtos locais.

Após muitos encontros e trocas durante o curso, o resultado são obras autênticas, que refletem a individualidade de cada aluno. A cerâmica faz parte da história e tradição da região e o projeto buscou perpetuar essa arte, que pode ser tão transformadora na vida da população. Além de forma de expressão, a cerâmica pode ser uma importante fonte de renda.

“Fiz o curso de cerâmica e aprendi muito. Agora nós já estamos trabalhando com a cerâmica sozinhas e já começamos a produzir. Eu sou muito grata ao projeto que implantou o curso aqui, junto com a Gerdau, foi muito produtivo todo o percurso de aprendizado”, comenta Vânia Aparecida Vicente, aluna do curso.

CURSO DE CERÂMICA MIGUEL BURNIER

De março a julho, o Curso de Cerâmica de Miguel Burnier transformou o Centro de Convivência Nossa Casa em um espaço de aprendizado e valorização do fazer manual. Os alunos mergulharam no trabalho com o barro e experimentaram técnicas, modelaram suas primeiras peças e tiveram diversas oficinas que proporcionaram a prática coletiva.

O curso contou com aulas práticas conduzidas pelos ceramistas e artistas plásticos Alex Santana e Maicon Souza, da Cerâmica Santana, que produz peças para o Brasil afora. Além disso, também promoveu encontros com profissionais diversos discutindo temas importantes para a profissionalização artística. Na fase final, os alunos têm a oportunidade de expor e vender suas obras, vivenciando a experiência de apresentar sua produção ao público.

 

SERVIÇO

MOSTRA DE CERÂMICA MIGUEL BURNIER

Dia 19 de julho – Festa Julina de Miguel Burnier

Dia 23 de julho – Dia do Patrimônio de Miguel Burnier

Local: Praça da Estação

Horário: 14h às 20h

Mais informações: @ceramicaburnier

Entrada gratuita


atualizado em 25/07/2025 - 11:58

comentários