Entenda o porque a área tem crescido tanto nos últimos anos
O mês de novembro é marcado pela celebração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, tema que sempre foi rodeado de desafios. A data escolhida para essa celebração é o dia 19. Infelizmente, há o machismo ainda presente no mercado de trabalho, a falta de apoio familiar ou dos órgãos públicos, dentre outras situações que ainda contribuem para essa realidade. Embora as adversidades, de acordo com o Sebrae, no Brasil, 34% dos negócios são comandados por elas e esse número só cresce.
Dentre as principais motivações para empreender, estão a necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir independência financeira. “Por essa razão, é necessário estimular o empreendimento de mulheres. Seja, indicando o serviço para amigos e familiares, ou até mesmo encorajando aquela que conhece e sabe que deseja empreender”, ressalta Valéria Bax, Sócia do Evex Educação Empresarial.
Valéria também conta que essa é uma realidade na qual a maioria das empreendedoras já estão familiarizadas. Sendo assim, elas conseguem contornar a situação de forma mais eficaz. “A maioria das mulheres, principalmente após a maternidade, empreendem devido a necessidade. O mercado de trabalho ainda é muito complicado, preconceituoso e oferece poucas oportunidades para quem é mãe. Diante disso, elas se veem obrigadas a recorrer a uma alternativa. E devido a isso, elas conseguem se readaptar rapidamente a novas necessidades”, comenta.
Dicas
Antes de abrir o próprio negócio, alguns detalhes precisam ser levados em conta, entre eles se é viável abrir uma sociedade ou não. “Geralmente, quando uma pessoa pensa em aderir à sociedade, ela procura dividir tarefas e evitar gastos. Mas é importante que tudo seja detalhado em contrato, tipo de sociedade, divisão das atividades e demais obrigações de cada um, para não apenas no acordo verbal. Assim, problemas podem ser evitados caso a sociedade acabe”, destaca a Sócia do Evex Educação Empresarial.
A empresária também alerta para a importância de saber administrar o tempo para conseguir o melhor em ambos. “Separar um tempo para resolver as questões de cada empreendimento, calcular os ganhos e os gastos e buscar novas formas para que os empreendimentos possam crescer, são tarefas essenciais e que fazem toda diferença no dia a dia do empreendedor”, finaliza.
Fonte: Valéria Bax, mais de 35 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia EVEX Educação Empresarial (Mentoria e Conselho Empresarial).
Foto: Reprodução | Internet